Após enquadrar todo tipo de comércio ambulante por São Paulo, a prefeitura do estado e a polícia militar numa ação rotulada "operação delegada" (dezembro de 2009), agora vem no forte intuito de banir astistas de rua que atuam em toda a região da Av. Paulista, alegando que estas manifestações artísticas também se enquadram nas irregularidades de comércio ilegal.
Como toda ação é seguida por uma reação... Uma manifestação artística pacífica foi proposta por Silvia Leblon, (Grupo IVO 60/MOVIMENTO PALHAÇADA) pelo direito CONSTITUCIONAL de fazer arte nas ruas e de passar o chapéu - porque gorjeta não é comércio, é doação! -, contra a "Operação Delegada" da Prefeitura e Polícia Militar de São Paulo, que inibe, proíbe e expulsa os artistas.
20 de dezembro de 2010, às 12h00
O cortejo sairá do MASP, seguirá até a esquina com a rua AUGUSTA, atravessará a avenida e voltará pela calçada do CONJUNTO NACIONAL até a altura da Gazeta, atravessará novamente a avenida e seguirá pela calçada de volta ao Masp.
Durante o cortejo, alguns artistas coletarão assinaturas da população em apoio à causa dos artistas de rua e distribuirão panfletos com os dizeres: EU APÓIO OS ARTISTAS DE RUA!
Todo o percurso será feito pelas calçadas sem intervir no fluxo de trânsito local de automóveis.
*Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"
*Extraído da Constituição brasileira de 1988.